Foto: Reprodução site The Daily Beast.
Vibrantes, estilosas, descoladas e cobertas com um lenço: Esta são as Mipsterz, garotas islamitas que estão quebrando com os estereótipos atribuídos a cultura do Hijab.
Mas o que significa o termo “Mipsterz”? Mipsterz, nada mais é do que a junção da palavra Muslim (Mulçumano) + Hipsters, tribo já conhecida pelo estilo alternativo.
Este conceito ganhou força quando o vídeo Somewhere in America #Mipsterz foi lançado em 2013 no youtube, mostrando garotas despojadas, coloridas, fashionistas andando de skate, tomando sorvete, tirando selfies e usando Hijabs.
Apesar das controvérsias em relação ao termo, a tribo Mipsterz assim como a cultura do Hijab vem ganhando força. O site Hijup, sucesso de vendas, é um belo exemplo: O primeiro e-commerce islâmico de moda criado em 2011 apresenta uma plataforma diferenciada, moderna e descolada, além de um engajamento forte com os clientes através das redes sociais.
Foto: Reprodução Banner do site Hijup.
Recentemente a marca Uniqlo, convidou a blogueira e designer Hana Tajima para desenvolver uma coleção voltada às mulheres mulçumanas. As peças seguem num estilo clássico e ao mesmo tempo moderno, incluindo saias, calças vestidos e também o Hijab.
Foto: Coleção Hana Tajima para Uniqlo.
Blogueiras como Ascia AKF também vem chamando a atenção no mundo da moda: Com um estilo moderno e sofisticado, Ascia possui mais de 1 milhão de seguidores no instagram. Se você ainda não conhece, vale a pena dar uma olhada e se inspirar no estilo da moça, que é maravilhoso!
Fotos: Reprodução Instagram Ascia AKF.
Opressão ou uma nova forma de libertação, o que você acha?
Deixe o seu comentário!
Beijos,
Diana
Imagens: Reprodução.