Olá!
O post de hoje é sobre uma tendência mundial, vista em vários desfiles atuais, editoriais e também nas ruas. São os cachos que estão voltando à cena, celebrando o cabelo ao natural principalmente.
Esta tendência vem ganhando casa vez mais força por se tratar não somente de uma “moda”, mas sim de um manifesto aos cachos, indo contra a ideia que um cabelo bonito é um cabelo certinho, sem um único fio fora do lugar. Não que o cabelo liso não seja bonito, muito pelo contrário, mas o ponto é que ambos devem ser valorizados de maneira igual. Abaixo a ditadura do cabelo “chapado”!
Eu mesma estou numa fase de aceitação ao meu cabelo, que sempre foi volumoso e ondulado. Não que eu não goste do liso, já realizei progressiva há alguns anos atrás e tinha ele bem “chapado”. Mas confesso que cansei de passar um bom tempo do meu dia secando e alisando para que ficasse perfeito. Resolvi investir em um corte desconectado e hoje costumo usar o difusor, que é muito mais prático!
Apesar de parecer algo simples dizer “adeus” ao alisamento, nem sempre é uma tarefa fácil. Pode ser um tanto quanto difícil no começo.
O site Mode.fica traz sempre conteúdos muito relevantes, transmitindo moda de uma forma consciente. Gosto muito dos artigos e um deles fala exatamente sobre esta questão de aceitação dos cabelos ao natural. Confira um trecho:
“Nós, e provavelmente você também, entendemos bem esse duelo interno entre “ser ou não ser”. Não é fácil sair da zona de conforto e abraçar uma mudança de visual, principalmente quando falamos sobre revelar os cachos em uma sociedade tão centrada em cabelos lisos. Porém, graças ao movimento feminista chegando mais perto de um número cada vez maior de mulheres, abrir mão do alisamento está se tornando frequente entre mulheres que nem gostavam tanto assim da sua versão alisada, mas precisavam de uma forcinha para se libertar. Afinal, é tudo sobre liberdade e felicidade.
Se você está pensando nisso, em adotar seu cabelo cacheado ou crespo e dizer adeus de vez aos alisamentos químicos, nós vamos te avisar: é possível, é libertador e você não está sozinha, mas não é tão simples. Você vai precisar de calma, paciência e de algumas dicas de quem já passou por isso.”
Confira aqui esta matéria na íntegra com o depoimento de 4 garotas que passaram por essa transição. Vale a pena ler!
Outro fato interessante desta tendência são os penteados lindos com os cabelos ondulados bombando nas redes sociais. Tranças, coques displicentes entre outros estilos incríveis podem facilmente ser encontrados no Pinterest, por exemplo. Aqui vão algumas das minhas inspirações preferidas!
Rabo de cavalo, bem volumoso e também com tranças!
Coque baixo e coque alto com trança, super charmoso!
Solto com detalhes de tranças e preso com trança lateral tipo espinha de peixe.
Gostou? Penso que vai de cada um utilizar aquilo que se sinta melhor. Se você ama os cabelos alisados, então continue assim! O que não pode é achar que você deve ser ou fazer algo que vai contra a sua essência devido aos padrões impostos pela sociedade. Hora de se libertar!
Beijos,
Diana
Imagens: Reprodução Pinterest, Nasty Gal.