Clássica, a estampa xadrez é aposta certa para o inverno. Versátil, pode ser combinada para dar aquele “up” aos looks de frio: seja em um cachecol, casaco, calça ou até mesmo em um forro, ela sempre se sobressai.
Difícil é não gostar da estampa xadrez com tantas opções de uso!!
Então, que tal entender um pouco da história e conhecer quais os tipos existentes deste clássico da moda? Confira:
Origem:
- Marcada por incertezas, a origem desta estampa data períodos a.c e pode ter sido utilizada como parte da indumentária Celta, segundo indícios de pesquisas arqueológicas;
- Foi a partir do século XVII que o padrão, conhecido como Tartã, começou a se difundir na Escócia;
- Os primeiros tartãs tinham cores obtidas por meio de corantes naturais, fato que deixava a padronagem com um aspecto sutil;
- Originalmente o tecido do tartã tinha forma retangular não possuía costuras.
Conflitos e o Tartã:
- Símbolo da identidade escocesa foi utilizado no uniforme dos rebeldes jacobitas,
- Chegou a ser proibido pelo governo em 1746 com a lei do desnudamento;
- Espalhou-se pelas terras baixas como símbolo da lealdade nacional escocesa;
- Em 1781, desfeita às ameaças dos rebeldes jacobinos, o tartã voltou a ser aceito e a lei do desnudamento revogada.
Prestígio:
- Houve um “renascimento” da cultura escocesa nos anos consecutivos, esta passando a ser retratada como gloriosa e contribuindo assim para a difusão do tartã na moda;
- Em 1815 as padronagens do tartã passaram a ser registradas e identificadas.
Diferentes tipos de padronagens:
Tartã ou Tartan: Padronagem originária da Escócia, típica dos kilts escoceses.
Burberry: Super famosa, esta padronagem foi criada e patenteada desde 1924 pela grife britânica Burberry.
Madras: Padronagem originária da Índia com aspecto mais “delicado”, costuma apresentar mais cores e é comumente usada em tecidos mais leves e confortáveis.
Argyle: É o xadrez reconhecido pelas formas de losango, uma padronagem proveniente de região de Argyll, no oeste da Escócia. Muito usado em suéteres, meias-calças, coletes e cardigãs.
Vichy: Remetendo aos anos 50 e 60, esta padronagem de quadriculados pequenos pode ser encontrada em preto e branco como também em vermelho e branco. Delicada e retrô, é perfeita para compor looks descontraídos e românticos.
Buffalo Check: No mesmo padrão da estampa Vichy, porém com um ar mais “pesado” por misturar os tons de preto e vermelho. Muito utilizada em tecidos invernais como a flanela.
Glen Plaid ou Princípe de Gales: Orginária da Escócia e popularizada pelo Duque de Windsor, é uma padronagem bastante comum na alfaiataria e no vestuário masculino apesar de ter o seu espaço também no guarda-roupa feminino.
Pied-de-poule e pie-de-coq: Padronagem clássica do inverno o “pied-de-poule” significa pé de galinha, enquanto o “pied-de-coq” pé de galo. Por isso que um possui as formas menores e o outro as formas iguais, porém, maiores.
Gostou da matéria? Então dê um like e deixe seu comentário!
Beijos,
Diana
Imagens: Reprodução e Pinterest.
Fontes bibliográficas: FOGG, Marnie. Tudo sobre moda. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.
Amei este conteúdo! O Xadrez é Xique mesmo! Sempre fazia relação do xadrez com pessoas de sítios na América do norte. Seu Blog é inspirador, interessante, uma obra de arte! bjs
Obrigada Morgana! Fico muito feliz que o blog esteja inspirando você, este é o meu maior objetivo para com os meus leitores! Realmente, é muito interessante toda a história por trás de determinados itens na moda, o xadrez mesmo representa muitas coisas e sua história é bastante complexa. Beijos!
Eu amei ! que post mais incrível, eu não fazia ideia que a historia de uma estampa era tão legal. Obrigada por me mostrar isso!
Oi Izabelle!!
Que bom que gostou do post <3
Fico muito feliz
Beijos,
Diana
Amei de amar sua materia.
Obaaa <3
Eu sempre amei o xadrez desde pequena,principalmente os bem coloridos,eu ficava encantada com tantas corres em linhas retas e imaginava mil e um modelo de vestidos e outras peças com aqueles tecidos, qdo. achava um pedacinho de retalho das costuras da minha avó. E eu nunca deixei de gostar,mas teve uma vez na adolescência que eu estava usando uma camisa xadrez bege de riscas marrom e alguém me perguntou se eu estava indo para uma festa caipira,fiquei tão sem graça,sabe como é adolescente! ainda mais eu que era um tanto insegura e com baixa auto estima….Nunca mais usei até poucos tempo atrás qdo me apaixonei por um blazer xadrez rosa da @amissima e não resisti tive que comprar…..rsrsrs…..ele e mais 2 da marca, o Madras e o Tartan são meus preferidos….e estão em alta desde o inverno passado……..espero que fique por mais alguns…..eles deixam os dias frios mais alegres e coloridos,amo muito………….
Adorei a matéria Diana! bjs
Que bom que gostou!! O xadrez é um clássico, eu amo demais também.
Realmente nesta estação voltou ainda mais forte, vale a pena apostar <3