Polêmicos, extravagantes, impactantes e divertidos: Os sapatos “Flatform” – em tradução livre para o português “forma plana” – dividem opiniões entre pessoas que odeiam ou amam o modelo! O fato é que este estilo de sapato com solado reto caiu no gosto dos fashionistas e veio para ficar, destacando-se como tendência para este inverno.
Mas por que virou tendência?
O revival deste modelo já apareceu em 2011 e 2013 nos desfiles de verão de Miuccia Prada, ganhando espaço posteriormente também em coleções de outras marcas e nos solados de diversos modelos de sapatos conhecidos como o oxford, sandálias diversas, mocassins e tênis.
Outro ponto que fez resurgir esta tendência, foi a volta do estilo grunge e os sapatos creeper que em 2012 causaram furor após o estilista Karl Lagerfeld utilizá-los na coleção resort 2013 da grife Chanel.
1 – Adriana usando um platform oxford, 2 – Allison com um creeper, 3 – Claudia veste um tamanco no estilo, 4 – Brittany com uma sandália discreta de salto flat.
Voltando no tempo:
Muito antes da tendência bombar por aqui, este modelo de salto já foi sucesso em séculos passados, como nos sapatos Chopine, utilizados entre os séculos XV e XVII em diversos países, dentre eles a Itália e a China por exemplo. Na China também há registros do sapato estilo “vaso de flor” similar ao Chopine, popular durante a era Guangxu (1875-1908).
Outro modelo que também inspirou as flatforms é o okobo, proveniente do Japão e utilizado por gueixas durante o século XVIII. Este modelo similar a um chinelo de plataforma possuía o salto de aproximadamente 15 cm e era confeccionado em madeira, porém não maciça.
Altos e extravagantes, tanto o chopine quanto o sapato okobo tinham como finalidade básica manter as vestes livres da sujeira das ruas; embora no caso do chopine a altura também significasse status social, fato que levava as mulheres mais abastadas a se equilibrarem em alturas de 22 cm e até 50 cm!
Como usar a Flatform:
Os sapatos estilo flatform são bem interessantes para tirar o look da monotonia e apostar em novas propostas. Confira:
1 e 2 – (Ambos Asos): Os oxfords são perfeitos para compor produções modernas e combinar com peças de alfaiataria. Este modelo também é válido para compor um visual retrô sem cair no óbvio;
3 e 4 – (Asos e Farfetch): Os tênis e creepers entram na linha do grunge e para quem gosta de looks com uma pitada de rebeldia são a pedida perfeita. Combinam muito bem com saias e calças justinhas;
5 e 6 – (Coggles e Asos): Já as sandálias, modernas e minimalistas pedem por um visual mais clean: aposte em looks com peças no estilo esportivo e no jeans.
Então o que você acha dos sapatos flatform? Deixe o seu comentário!
Beijos,
Diana
Imagens: Pinterest e reprodução.
Fontes:
Referências bibliográficas: FOGG, Marnie. Tudo sobre moda. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.
Sites: Fashionatto, Hypescience, Modahistorica.
Hi there everyone, it’s my first pay a visit at this website, and post is truly
fruitful for me, keep up posting these types of articles or reviews.
I’m glad you like it!
For sure, you’ll always find this kind of articles here 🙂
I needed to thank you for this good read!! I definitely loved every bit of it. I’ve got you book-marked to look at new things you post…|
I’m glad you like it!! Thank you 😀