5 dicas para comprar roupas com qualidade

Olá! Tudo bem com você? Neste post você irá conferir 5 dicas para comprar roupas com qualidade, que irão durar por bastante tempo!

As dicas que irei passar hoje são muito importantes neste cenário que estamos vivendo: é importante investir bem nosso dinheiro no momento de crise em produtos que valham a pena, pensar na durabilidade deles. Isso é algo que sempre fiz na verdade, por isso tenho muitas peças com anos de uso e que estão em ótimo estado.

Eu fiz minha faculdade no Senai de produção de vestuário e tive aulas de corte, costura e modelagem e após isso comecei a observar muito mais as roupas antes de comprar.

Confira as 5 dicas para comprar roupas com qualidade

 1 – Como identificar jeans com qualidade:

A primeira dica que irei passar pra você que é algo muito comum de comprar com defeito é o jeans com a perna torcida, ou seja: defeito na costura. Pode parecer fácil de identificar, mas eu mesma já comprei jeans que tem esse problema de marcas boas inclusive.

Para você identificar este defeito é preciso vestir a peça e observar se a costura do entreperna vem para a frente e não permanece no meio como deveria. Às vezes é preciso andar um pouco para perceber se o problema irá ocorrer.

As peças em jeans no geral costumam ser bem resistentes, mas também é preciso ficar atenta: tecidos mais grossos com costuras reforçadas, peças com mais detalhes como forro de bolso, botões com um metal bonito normalmente duram mais tempo.

2 – Como deve ser a bainha de roupas com qualidade:

A segunda dica é observar o acabamento em bainhas! Já vi muita peça com bainhas mal feitas e não eram peças baratas. Às vezes pode ser um defeito numa única peça ou pode mesmo a marca que não oferece muita qualidade nos seus produtos.

Observe a bainha se não está torcida, desfiando ou grossa demais, se as costuras tem um bom acabamento interno. Em alguns tecidos é imprescindível o acabamento em overlock para não desfiarem na hora de lavar.

3 – Como deve ser o acabamento interno de roupas com qualidade:

A terceira dica é observar as costuras internas da peça. Tem muitos fios sobrando? Fique de olho. As peças com maior qualidade costumam ser revisadas antes de ir para as lojas e os fios soltos cortados. Nesse processo também é observado se a mesma possui algum defeito também e separadas.

Quando não se tem esse controle na produção são peças feitas mais rapidamente sem tanto cuidado que por consequência podem durar menos tempo.

4 – Quais são os melhores tecidos para comprar:

A quarta dica é observar a qualidade do tecido. Na malha por exemplo tecidos com maior porcentagem de algodão costumam ser melhores do que os que possuem muito poliéster e também duram mais tempo.

Também é importante observar no caso da malha a maciez do tecido, se ele possui uma trama mais fechada ou aberta. As tramas mais abertas são mais transparentes e o tecido por consequência é mais fino e menos resistente do que o tecido mais grosso.

Isso vale também pra os tecidos planos, que são aqueles com a trama diferente da malha muito usados para fazer roupas no estilo alfaiataria, vestidos, calças soltinhas, entre outras peças.

Observe se o tecido é confortável no corpo, se é macio ao toque e se cai bem e também se não possui nenhuma variação de cor, nenhum desbotado.

No geral quanto mais fibra natural na composição do tecido como algodão, seda, lá, linho ou viscose melhor será a qualidade do tecido. Olhe sempre a etiqueta da peça para saber estas informações.

5 – Por que deve-se observar a modelagem e caimento das roupas:

A quinta e última dica é observar a modelagem da peça, o caimento no corpo. Peças com maior qualidade costumam ter modelagens mais assertivas que se adaptam melhor no corpo. Isso porque empresas que procuram oferecer qualidade nos seus produtos investem na modelagem realizando vários testes antes de uma peça ir para a venda e se produzida em grande escala.

Veja se nada fica torto, se as costuras são iguais dos dois lados da peça, se quando você se move o modelo se adapta com você.

No geral peças com maior qualidade costumam ser mais caras mas também são um investimento a longo prazo pois podem durar por muitos anos. Mas o que eu acho realmente caro é quando você compra uma peça que era mais barata mas na primeira lavagem já desmancha costura, já desbota ou encolhe. Isso é muito frustrante é na verdade é dinheiro jogado fora e mais poluição para o planeta.

É um momento onde mais do que nunca precisamos estar conscientes na hora da compra, gerenciar bem nosso dinheiro e praticar ações sustentáveis.

Gostou deste post? Neste vídeo no meu canal do YouTube coloquei também alguns exemplos de defeitos que você pode encontrar nas peças e também exemplos de roupas com qualidade, assista:

Beijos,

Diana

Ela Inspira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *